sábado, 14 de novembro de 2015

Exercício Aeróbio e seu benefício para o Câncer

A prática do exercício físico contribui tanto para a prevenção quanto para o tratamento do Câncer, como vimos no post anterior. Aprofundando um pouco mais sobre o exercício aeróbio especificamente percebesse que também tem forte influência positiva em relação aos tipos de câncer. Vale ressaltar que cada paciente com câncer deve ser avaliado individualmente e, se estiver apto para práticar atividade física, diagnósticado pelo seu médico, deve procurar um profissional de Educação Física para orienta-lo nos exercícios.

Um trabalho publicado na revista “JAMA” em 2005,  levantou uma nova questão sobre esse tema: será que a prática de exercícios físicos depois do diagnóstico de câncer teria alguma influência positiva ou negativa em relação a cura? Nele, foram estudadas 2.987 mulheres operadas de câncer de mama. Depois da cirurgia e dos tratamentos complementares (de radioterapia e quimioterapia), aquelas que passaram a caminhar por pelo menos 30 minutos, em média cinco vezes por semana, na velocidade de cinco/seis quilômetros por hora, apresentaram cerca de 60% de redução do risco de recidiva da doença, menor mortalidade por câncer de mama e menor probabilidade de morrer por outras causas.

Os exercícios físicos promovem um aumento da respiração, da depuração de substâncias tóxicas do organismo e da circulação. De acordo com essa informação, traz benéficos nos pacientes tratados com quimioterapia e radioterapia. Um estudo escocês analisou 213 mulheres com câncer de mama em tratamento com rádio ou quimioterapia e as dividiu em dois grupos, um que houve a prática de exercícios aeróbios e outro para apenas observação. As mulheres que participaram do programa de exercícios aeróbios tiveram menos fadiga, depressão, náuseas e vômitos. Foi notado uma melhor qualidade de vida neste grupo. Um estudo americano mostrou que os exercícios aeróbios podem reduzir o tempo de recuperação do tratamento e ajudar os pacientes a se sentirem melhor através da diminuição dos efeitos colaterais.

Podemos citar os principais benefícios ja comprovados cientificamente, são:

Melhora – Função cardiovascular, concentração de hemoglobina (glóbulos vermelhos), sensibilidade à insulina, HDL (colesterol "bom”), força, potência, resistência, funcionalidade e massa muscular, densidade óssea, amplitude de movimento (flexibilidade) e sistema imunológico.

Redução – Fadiga crônica, ansiedade (depressão), distúrbios do sono, LDL (colesterol "ruim”) e gordura corporal.




Referências:

VARELLA, DRAUZIO. ONCOLOGIA. ATIVIDADE FÍSICA. PÚBLICADO EM 07/042011. Diponível em http://drauziovarella.com.br. Acesso em 10 de Novembro de 2015.

Ferringo, R. Oncológica, Atividade Física e Câncer. Disponível em http://www.cancerinfo.com.br/artigo/atividade-fisica-e-cancer.html. Acesso em 10 de Novembro de 2015. 

INCA, Câncer. Tratamento. Disponível em www1.inca.gov.br/wps/wcm.connect/tiposdecancer/site/tratamento. Acesso em 10 de novembro de 2015.

Ortega, E. et al. A atividade física reduz o risco de câncer?. Rev Bras Med Esporte, vol. 4, no. 3, Niterói, May/June 1998.

5 comentários:

  1. O exercicio físico produz alterações metabólicas e morfologicas crônicas que podem torná-la uma opção importante no tratamento e no processo de recuperação envolvendo pacientes com câncer.Porém poucas pesquisas existem atualmente envolvendo a ultilização de atividades físicas na reabilitaçao de pacientes portadores de CA.
    Os beneficios são explicados pelo o fato de que o exercicio físico provoca mudanças nos niveis de alguns hormônios,fatores de crescimento,diminuição de gordura,diminuição nos niveis de isulina,glicose,triglicerideos e aumento do HDL.O exercicio físico também pode provocar mudanças no sistema imonologico. O que está associado com a prevenção e diminuição do risco de câncer.
    Apesar de existirem poucos casos de treinamento aeróbio de alta intensidade, em alguns dados mostram que esse tipo de treinamento pode preservar a capacidade aerobia,mesmo concorrendo com os déficits causados pelo o efeito a quimioterapia. Pacientes com câncer de origem hematoctológica(COH) e câncer de mama se beneficiam muito do treinamento aeróbio de intensidade moderada e baixa com uma frequência mínima de 3 dias por semana. Os dados mostram que por aspectos relacionados a segurança,os ergômetros ( esteiras e bicicletas) apresentam bons resultados psicológicos e fisiológicos.

    ResponderExcluir
  2. Pessoas com câncer devem ter uma atividade física regular, e não ficarem em repouso como as pessoas falavam no passado. Pois essa atividade melhora a disposição do corpo. Com a prática desses treinamentos, irão ajudar a melhorar o equilíbrio corporal, diminui o risco de doenças cardíacas, evita a fadiga, torna o paciente independente para realizar as funções do seu dia a dia, e também a qualidade vida. Todavia, esses exercícios devem ser orientados por um profissional da área, para melhores resultados e para uma melhor segurança, pois eles irão tomar as devidas precauções. O paciente deve evitar exercícios que provoquem muita tensão nos ossos, evitar locais irregulares para não se machucar. O indivíduo com câncer deve fazer os exercícios de acordo com seu corpo, de acordo com que seu corpo vai reagindo, pois mantém a resistência e flexibilidade, ajudando a sua rotina em qualquer hora do dia.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Exercícios aeróbicos conseguem, portanto, retardar o crescimento de tumores dentre os quais podemos citar o tumor na mama, em que percebe- se maior sensibilidade à quimioterapia, através de pesquisas relacionadas a prática desse tipo de exercício. Os resultados aumentam as possibilidades de considerar que os exercícios podem mudar a biologia de alguns tumores malignos, tornando-os mais facilmente tratáveis. Sabe-se que tumores sólidos podem criar um ecossistema próprio no organismo, conforme o tumor cresce, sinais bioquímicos levam à criação de vasos sanguíneos extras para propiciar a expansão do tumor com mais oxigênio. O oxigênio é importante para a saúde das células, mas em alguns tumores, os vasos sanguíneos começam a se proliferar de forma desordenada em emaranhados que acabam reduzindo o suprimento de oxigênio para o tumor, resultando num tumor com pouca chegada de oxigênio pelo sangue. Esse fator pode tornar o tumor relativamente impermeável ao tratamento, já que a quimioterapia e a radiação trabalham melhor em conjunto com o oxigênio. Podemos então considerar os exercícios aeróbicos como uma possibilidade, já que a atividade aeróbica aumenta o fluxo de oxigênio em tecidos irrigados. Grupo: Exercício físico e mal de Parkinson ( Alcione de Sá, Allana Ferreira, Daniela Oliveira, Filipe Matheus e Israel Farias)

    ResponderExcluir
  5. Um estudo feito por pesquisadores da Polônia revelou que as mulheres que têm menos chances de desenvolver o câncer de mama são as que dedicam um tempo para exercícios físicos. A incidência da doença em mulheres que não praticam atividades físicas é maior, porque estas têm mais chances de serem de obesas, fator importante no desenvolvimento do câncer de mama.
    A atividade aeróbica auxilia diretamente no combate à doença, pois proporciona a mulher o bem estar físico e livra da tensão pós-quimioterapia ou cirurgia. O ideal é dedicar pelo menos cinco horas por semana para praticar exercícios físicos. A maioria das mulheres aposta em caminhadas e corridas, mas existem outras atividades que também podem contribuir no combate à doença, entre elas: musculação e ioga. Esses exercícios praticados duas vezes por semana diminuem o inchaço do corpo e o estresse.
    O tratamento do câncer frequentemente traz uma sensação de fadiga muito forte, que vem junto com a quimioterapia ou radioterapia. Os paciente relatam que esses sintomas duram meses ou até mesmo anos após o tratamento, e o que pode auxiliar na redução dessa fadiga são os exercícios físicos.

    ResponderExcluir