domingo, 8 de novembro de 2015
Os benefícios do exercício físico na prevenção e no tratamento do Câncer
O exercício físico e a atividade física vêm adquirindo cada vez mais caráter importante na prevenção do Câncer. Isto é, 80% a 90% das causas dessa doença são de origem de fatores externos, ambientais, o que prova que a prática regularizada do exercício físico resulta em efeitos benéficos para a prevenção. Entre esses fatores encontra-se, por exemplo, a obesidade, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) em parceria com o Fundo Mundial de Pesquisa contra o Câncer (WCRF) propõe que a prática de atividades físicas e/ou exercícios físicos conjugados com uma dieta saudável para evitar a obesidade, pode prevenir 19% dos casos de Câncer, dado que células gordurosas em excesso aumentam a geração de elementos que causam a inflamação e assim, colaboram para o desenvolvimento de células cancerígenas.
A adesão de atividades e exercícios físicos, também previne essa doença através da omissão do sedentarismo, um grande precursor do Câncer. De acordo com Sawada e colaboradores (2003) maiores níveis de aptidão física podem inibir produção desses tumores. Desta maneira a atividade física impede a oxidação do DNA, o que impossibilita o processo de introdução à neoplasia, ativação e um aperfeiçoamento do sistema imunológico e redução nos níveis de glicose e insulina, que promovem um aumento de receptores de insulina nas células que combatem o câncer. E apesar da associação constante entre a atividade física e a redução dos riscos de Câncer, ainda não se sabe, claramente e mais profundamente, quais os mecanismos biológicos que abrangem esse processo.
É imprescindível relatar também os efeitos benéficos que tais práticas, exercício físico e atividade física, resultam durante o tratamento oncológico. Esses benefícios se incluem em suavizar os efeitos colaterais do tratamento. Entre esses efeitos se destaca a redução da fadiga, que em descansos prolongados se perpetua ainda mais. Deste modo, o exercício físico devidamente consultado e respeitando as limitações do paciente, diminui esse (fadiga) e outros sintomas e ainda favorecem um aumento da circulação, da respiração e da purificação de substâncias tóxicas do organismo.
O treinamento físico aeróbico poderia ser uma estratégia útil para prevenir os sintomas como a fadiga, ansiedade (depressão), distúrbios do sono, LDL (colesterol “ruim”) e gordura corporal, que aparecem durante o tratamento do Câncer em pacientes sedentários, assim melhorando a força, potência, resistência, flexibilidade, HDL (colesterol “bom”), concentração de hemoglobina, sistema imunológico, entre outros.
O paciente com câncer deve ser analisado individualmente e, se o mesmo estiver em condições físicas adequadas, a prática de exercícios não só pode como deve ser estimulada como forma de melhorar a auto-estima e a saúde física e mental, assim como na melhoria da qualidade de vida dos pacientes pacientes com câncer após término do tratamento.
Referências:
Ferringo, R. Oncológica, Atividade Física e Câncer. Disponível em http://www.cancerinfo.com.br/artigo/atividade-fisica-e-cancer.html. Acesso em 07 de Novembro de 2015.
Spinola, A.V.; Manzzo, I. S.; Rocha, C. M. As relações entre exercício físico e atividade física e o câncer. ConScientiae Saúde, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 39-48, 2007.
Ortega, E. et al. A atividade física reduz o risco de câncer?. Rev Bras Med Esporte, vol. 4, no. 3, Niterói, May/June 1998.
Ferraz, R. Instituto Oncoguia, Quais são os benefícios dos exercícios nos pacientes em tratamento. Disponível em http://www.oncoguia.org.br/conteudo/quais-sao-os-beneficios-dos-exercicios-nos-pacientes-em-tratamento/7690/892/. Acesso em 07 de Novembro de 2015.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA prática regular de atividades físicas podem trazer muitos benefícios à nossa saúde. podendo ajudar também na prevenção de doenças, como o câncer. O câncer em toda sua amplitude acontece pela consequência de fatores externos e a adesão do exercício físico previne a degeneração dessa doença de diversas formas, como na obesidade, sedentarismo, enfim. A obesidade e vida sedentária aumentam a ocorrência de certos tipos de câncer, como câncer de mama, de próstata, de intestino e de cólon.
ResponderExcluirDiversos mecanismos biológicos podem explicar o efeito protetor do exercício no aumento de tumores malignos. Consideramos então, o trabalho muscular que reduz os níveis de fatores de crescimento liberados pelo tecido adiposo, capazes de estimular a multiplicação das células malignas. E também, a redução da probabilidade de se ter câncer de mama ou de intestino, após obter um estilo de vida mais ativo.
Por isso, deve-se investir na prática regular de exercícios físicos, já que. deste modo, pode-se observar um grande desempenho na prevenção contra a enfermidade, até maior que em operações, radioterapia ou quimioterapia.
Outro ponto muito estudado na atualidade é a influencia que a atividade física tem não só como método preventivo, mas também apos tratamento. Em 2005, um trabalho publicado em uma revista relatou uma pesquisa onde foram estudadas 2.987 mulheres operadas de câncer de mama. Depois da cirurgia e dos tratamentos complementares (radioterapia e quimioterapia), aquelas que passaram a caminhar por pelo menos 30 minutos, em média cinco vezes por semana, na velocidade de cinco a seis quilômetros por hora – ou fizeram exercícios equivalentes -, apresentaram cerca de 60% de redução do risco de recidiva da doença, menor mortalidade por câncer de mama e. menor probabilidade de morrer por outras causas.
ResponderExcluirComentário publicado pelo grupo Barreiras da Atividade Física
A atividade física atua como fator preventivo e de tratamento para diversas doenças, incluindo o câncer. Infelizmente as pessoas que recebem o diagnóstico tendem a diminuir o nível de atividade física durante o tratamento. É importante que os pacientes mantenham alimentação saudável e exercício físico regular como parte do tratamento,assim terão uma melhor qualidade de vida.
ResponderExcluirApesar das vantagens, quando o paciente exerce alguma atividade física durante o tratamento, não podemos deixar de lado os cuidados a serem tomados. Durante o tratamento de quimioterapia, os exercícios físicos não podem ser praticados se o paciente estiver com anemia severa, uma vez que o sistema cardiovascular não está preparado para se adaptar à maior demanda de oxigênio.
A recomendação é que pacientes com diagnóstico de câncer realizem exercícios em intensidade moderada, com duração de 30 a 60 minutos, podendo realizar tanto os com características aeróbias, quanto para fortalecimento e hipertrofia. Os exercícios devem ser individualizados de acordo com as habilidades e condições do paciente.
Os números são preocupantes no tocante aos casos de mortalidade provocados pelo câncer,em suas diversas manifestações. Sabemos que a qualidade de vida inclui a habilidade de realizar as atividades diárias e a satisfação do paciente com seus níveis de funcionalidade e controle dos sintomas relacionados à doença.
ResponderExcluirDentre as estratégias utilizadas para minimizar essa situação,encontramos estudos sobre efeitos positivos da atividade física regular na qualidade de vida desses pacientes.
Segundo o Dr. Paulo de Tarso Lima, responsável pelo grupo de Medicina Integrada do Hospital Einstein, é possível enumerar diversas vantagens fisiológicas de um tratamento por meio da atividade física, "Diminui a inflamação, que é muito importante, já que modula a atividade do corpo". Só isso já é muito positivo,mas também podemos considerar uma melhora na respiração do paciente. O especialista ressalta ainda, uma importante melhora psicológica do paciente, quando pratica exercício físico. Ele alerta para que se evite o estresse, se alimentando bem e procurando fazer algo que proporcione bem estar. Orienta ainda,que o paciente faça o acompanhamento médico adequado no período em que estiver realizando as atividades.
A medicina objetiva a busca pelo bem estar do paciente, não apenas visando a cura, mas oferecendo o mínimo possível de agressão a seu corpo - a realização de atividades complementares durante o tratamento oncológico é capaz de atuar auxiliando fisiologicamente no processo de melhora e também integrando novamente o indivíduo à sociedade. Em resumo, a atividade física faz bem para todos e para quem tem câncer ainda mais.
Os números são preocupantes no tocante aos casos de mortalidade provocados pelo câncer,em suas diversas manifestações. Sabemos que a qualidade de vida inclui a habilidade de realizar as atividades diárias e a satisfação do paciente com seus níveis de funcionalidade e controle dos sintomas relacionados à doença.
ResponderExcluirDentre as estratégias utilizadas para minimizar essa situação,encontramos estudos sobre efeitos positivos da atividade física regular na qualidade de vida desses pacientes.
Segundo o Dr. Paulo de Tarso Lima, responsável pelo grupo de Medicina Integrada do Hospital Einstein, é possível enumerar diversas vantagens fisiológicas de um tratamento por meio da atividade física, "Diminui a inflamação, que é muito importante, já que modula a atividade do corpo". Só isso já é muito positivo,mas também podemos considerar uma melhora na respiração do paciente. O especialista ressalta ainda, uma importante melhora psicológica do paciente, quando pratica exercício físico. Ele alerta para que se evite o estresse, se alimentando bem e procurando fazer algo que proporcione bem estar. Orienta ainda,que o paciente faça o acompanhamento médico adequado no período em que estiver realizando as atividades.
A medicina objetiva a busca pelo bem estar do paciente, não apenas visando a cura, mas oferecendo o mínimo possível de agressão a seu corpo - a realização de atividades complementares durante o tratamento oncológico é capaz de atuar auxiliando fisiologicamente no processo de melhora e também integrando novamente o indivíduo à sociedade. Em resumo, a atividade física faz bem para todos e para quem tem câncer ainda mais.